FINALIZAR ORÇAMENTO
×

Blog

Como fazer sabão caseiro? O Guia completo!

Nada melhor do que soluções econômicas e sustentáveis, não é mesmo? Por isso, trouxemos um guia completo de como fazer sabão caseiro em casa de forma simples, assim você reutiliza aquele óleo usado de cozinha, afinal, ele nunca deve ser despejado na pia.  
De acordo a Sabesp, 1 litro de óleo pode poluir até 20.000 litros de água. Assustador, né?! Cuidar do meio ambiente é um dever de todos nós, e com pequenas ações geramos grandes impactos. Por isso, trouxemos esse guia rápido e prático de como fazer sabão caseiro.  Vamos colocar a mão na massa?
Você vai precisar de:

  • 5 litros de óleo de cozinha usado e coado
  • 1kg de soda caustica
  • 5 litros de água fervida
  • 1 balde com material grosso resistente
  • Bandejas de plástico, assadeiras de metal ou diferentes recipientes forrados com papel manteiga;

 

Passo a passo de como fazer sabão caseiro

Despeje a soda cáustica no balde e adicione lentamente a água fervendo. Depois, mexa até a soda cáustica dissolver por completo. Por fim, junte o óleo e continue com movimentos contínuos na mesma direção para que o sabão caseiro não coalhe.
Faça esse processo até a consistência ficar pastosa, feito isso é só despejar nos moldes. Deixe o produto secar por 24 horas para você conseguir cortar do tamanho desejado e desinformar.
Uma dica importante é produzir o sabão em um local aberto e com boa ventilação, afinal, ele leva soda cáustica em sua composição.
Além disso, evite o excesso desse produto para que não prejudique a sua pele.  Para armazenar o sabão caseiro, dê preferência a embalagens ou recipientes hermeticamente fechados como potes ou latas.
Essa receita é ideal para lavar roupas no tanque ou até mesmo para realizar uma limpeza geral em toda a sua casa.
Bacana, né? Com esse guia você nunca mais vai despejar óleo na pia. Aproveita e compartilha esse texto com os seus amigos nas redes sociais, eles vão adorar essa solução super sustentável e econômica ????

Compartilhar: